5 Dicas para Divulgar nas Redes Sociais

1 – Encontre seu público e comunique-se
O primeiro passo para realizar um trabalho de marketing nas redes sociais é descobrir onde está seu público. As escolhas das redes sociais vão depender do comportamento do seu público alvo e a forma preferida deles para manter contato com a sua empresa. Além do conteúdo publicado, é preciso manter presença nas redes sociais através do gerenciamento das páginas, o monitoramento garante que nenhum comentário fique sem resposta, dessa maneira a comunicação com seu público torna-se mais efetiva através de um atendimento ágil.

2 – Assuma a linguagem da rede
Cada rede social sua forma particular de interação e ferramentas de publicação. No Twitter o espaço para interagir é pequeno, a ideia é utilizar da ferramenta para informações pontuais, novidades, promoções e resumos. No Linkedin a linguagem é mais formal, você deve utilizar dessa rede para destacar sua empresa, produto e fazer conexões com outras empresas e profissionais. Já no Facebook as interações são mais ecléticas, é possível mesclar informações importantes com entretenimento, emoticons, vídeos, gifs e anúncios pagos; mas lembre-se de criar uma página para divulgar sua empresa. O Instagram é a rede social onde as imagens dominam; mensagens diretas, comentários em posts e as famosas hashtags (#) são as formas de atingir o público-alvo nessa rede.

3 – Diversifique seus posts nas redes sociais
Respeitando as particularidades de cada rede social você pode diversificar o conteúdo de suas publicações, alçando um número maior de pessoas. O segredo é observar o tipo de conteúdo que mais agrada e gera interação com o seu público, posteriormente é necessário criar variações de conteúdos e apostar na interação gerada.

4 – Não basta publicar tem que participar
Você pode criar um conteúdo adiantado com tranqüilidade, agendar todas as postagens da semana, mas para um bom marketing é necessário participar e interagir com seu público. Boas ferramentas para isso são enquetes e pedir opiniões ou comentários, gerando oportunidades de comunicação. Outra alternativa para casos de urgência é utilizar de mensagens automáticas para iniciar uma conversa ou responder imediatamente.

5 – Acompanhe os resultados de suas estratégias
Os primeiros resultados demoram um pouco para aparecer por isso não desanime. O marketing nas redes sociais é assim mesmo, é uma estratégica elaborada para médio a longo prazo.
Isso é devido ao tempo decorrente para gerar confiança das pessoas em uma marca. O importante é acompanhar a trajetória da marca através dos relatórios gerados. Com o tempo, é possível adquirir conhecimento sobre o público alvo, o mercado e a concorrência e dessa forma acertar no alvo e conquistar sua audiência.

Agora que você viu essas dicas, responda: como anda sua estratégia de marketing nas redes sociais?