Entenda a DIFERENÇA entre identidade visual, marca e branding

Entenda a DIFERENÇA entre identidade visual, marca e branding

Você sabe quais são as semelhanças e diferenças entre esses termos? Muitas pessoas ainda confundem e acham que são as mesmas coisas mas, na verdade, elas são completamente distintas. Hoje vamos te explicar certinho cada uma. Vamos lá!

O que é Identidade Visual?

É um conjunto de elementos visuais que representam algo, por exemplo, uma empresa, um produto, um serviço, etc.

Esse conjunto de elementos pode variar de acordo com o projeto. São alguns deles:  

  • Tipografia: forma e estilo que você usará em sua marca.
  • Paleta de cores: esquema de cores usado para identificar sua marca, produto ou serviço. Essas cores são utilizadas em todo o material, tanto online como offline.  
  • Padrões: elementos repetitivos e que ajudam a comunicar a personalidade de uma marca. 
  • Mascotes: animal, pessoa ou coisa que representa visualmente uma marca ajudando a criar um vínculo com o público.
  • Logo: assinatura virtual da empresa. A partir dele que todos os outros ganham forma, ou seja, todos os elementos de uma identidade visual envolvem o elemento principal que é o logo. 

É muito comum as pessoas associarem a Identidade Visual apenas com o logo, esquecendo de todos os outros elementos importantes e indispensáveis capazes de representar e distinguir determinado produto/serviço. 

As aplicações da Identidade visual possuem várias opções: papelaria, fachada, embalagens, uniformes, sites, aplicativos, redes sociais, entre outros.

Veja mais sobre Identidade Visual aqui:  https://pallets.art.br/3-dicas-para-ter-uma-identidade-visual-incrivel/

O que é Marca?

Conjunto de valores, percepções e experiências que ela passa ou representa para o seu público. Ela é a representação de um todo perante o seu nicho de atuação e seu público alvo. Essa marca é pensada estrategicamente para se tornar firme, consistente e que transpasse bons valores ao público.

E Branding?

Não basta apenas criar uma marca, é preciso muita estratégia e posicionamento para alcançar os objetivos planejados. Para isso existe o Branding. Ele é responsável pelo gerenciamento e posicionamento da marca. 

Trata-se de um conjunto de valores e percepções planejados para o seu público, todas as questões de valores e experiências, contato do público, com a marca são executadas por ações do branding.  E esse trabalho ajuda a prospectar clientes e fidelizá-los. 

E é por isso que o branding é fundamental para dar continuidade na sua marca e identidade visual da sua empresa. Quando trabalhadas em conjunto é garantia de sucesso. Isso pode até ser realizado pelo proprietário, porém o resultado não é consistente. É necessário uma equipe profissional de marketing para realizar esse processo e nós podemos te ajudar. 

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