Todo mundo já ouviu falar sobre, mas será que realmente sabe o que é?

Branding é o processo de estruturação de uma marca (brand).

E esse processo inclui:

  • Nome da marca;
  • Design que representa a marca;
  • Logo;
  • Valores da empresa;
  • Voz da marca;
  • Comunicação com a audiência e outras marcas;
  • Emoções que ela gera;
  • Propósitos;
  • Características.

E os seus benefícios são:

  • Associação com um nicho de mercado;
  • Mais presença na mente da audiência;
  • Reconhecimento da marca;
  • Maior valor agregado;
  • Relação de lealdade com o público;
  • Aumento de confiança na marca.

Com o branding fica mais fácil você deixar a sua marca com personalidade, pois você estabelece uma missão, uma visão diferente, um posicionamento e uma essência a mais do que as outras marcas.

Mas branding não é a mesma coisa que marketing?

Não. O branding define o que a marca é, porque ela existe e que conceitos sustentam suas ações, e o marketing consiste em táticas para atingir pessoas com a sua mensagem e gerar vendas.

Quer um exemplo de branding bem sucedido? 

Quando alguém diz que vai ao mercado comprar Gillette, Danone e Bom Bril você respectivamente sabe que ela está indo comprar lâmina de barbear, iogurte e lã de aço. 

Viu como é fácil conquistar o seu cliente?